JOSÉ MOURINHO

“A realização de exercício físico pode trazer vários benefícios, a nível físico, de saúde, psíquico e social.

Com a prática regular de desporto, está provado que existe uma redução do risco de desenvolvimento de doenças, aumentando a esperança de vida. 

Atualmente um dos grandes problemas da sociedade é o stress do dia-a-dia, a ansiedade que leva à depressão. Com a prática de desporto regular, ficamos uma sensação de bem-estar com a vida. Acredito que o desporto será o melhor método para ajudar a diminuir o stress diário.

Atividade física, bons hábitos alimentares e visitas regulares aos médicos são os métodos mais eficazes de prevenção e aumento da esperança média de vida.

Estes valores devem ser incutidos o mais cedo possível, por isso é com grande admiração que observo o trabalho da ANADO, onde através das palestras nas escolas é possível fazer chegar a mensagem às crianças sobre a importância de um estilo de vida saudável.”


PATRICIA ALMEIDA NUNES

“Um estilo de vida saúdavel, onde se inclui uma alimentação equilibrada e a prática de actividade fisica, é hoje amplamente reconhecido como essencial para a promoção de um bom estado de saúde em geral.

A alimentação assume um papel muito importante em todas as fases da nossa vida, desde a infância ao envelhecimento, e pode ser considerada um factor chave na prevenção de várias doenças crónicas, incluindo o cancro.

Nos últimos anos, têm sido realizados diversos estudos científicos, que tornam evidente que a nutrição, desempenha um papel muito importante prevenção do desenvolvimento de algumas doenças oncológicas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 30-40% dos casos de cancro podem ser prevenidos através da adopção de uma alimentação equilibrada e adequada, aliada à prática de actividade física, e que contribuam para a manutenção de um peso corporal adequado.

Deste modo, o excesso de peso e a obesidade, associados ao consumo elevado de alimentos processados, ricos em açúcares simples, com baixo teor em fibras, bem como um consumo excessivo de carnes vermelhas e um consumo inadequado em alimentos ricos em ómega 3 e 6, podem ser factores de risco que aumentam o desenvolvimento do cancro.
Paralelamente a uma alimentação desequilibrada, são também factores de risco: ter uma vida sedentária, fumar e consumir excessivamente bebidas alcoólicas.

Para um estilo de vida mais saudável:

– Evitar o consumo de alimentos ricos em calorias, em açúcares simples e em gordura;

– Limitar o consumo de carnes vermelhas;

– Diminuir o consumo de alimentos processados e fast food;

– Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;

– Aumentar o consumo de leguminosas, produtos hortícolas e de fruta fresc;

– Optar pelo consumo de cereais ricos em fibra;

– Consumir menos sal;

– Manter um peso adequado;

– Ser activo e praticar actividade física regularmente;

– Praticar uma alimentação equilibrada e ser fisicamente activo, pode ter um papel preponderante na prevenção do cancro e na promoção da saúde em geral.”

Patricia Almeida Nunes
Nutricionista
(ON nº 064N)

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